Definição do Amor…

Um dia escrevi, e passo a citar:
“O amor não é o queremos sentir, é o que sentimos sem querer”… 
Estarei assim tão errado, o que é efetivamente o amor? Que sentimento é este que nos invade o corpo, a mente, que entra no nosso ser, sem que dele queira sair. Ao ponto de nos sentirmos presos a...algo que nem nós próprios conseguimos explicar.  Onde acaba a “paixão” e entra o amor?

Paixão.

Estado de espirito, ou umas boas doses de feniletilamina, ou dopamina, ou ainda, sim também temos a serotonina, que nos fazem sonhar! Onde tudo nos parece perfeito. Um olá, uma palavra, um sorriso, um gesto, um…Tudo nos parece perfeito porque o nosso estado mental esta totalmente concentrado em algo que nos parece totalmente perfeito, caído do céu, feito a nossa medida. Sê-lo-á? Passageiro ou irracional? Paixão nada mais é que um estado de espirito, estado esse que pode ser “momentâneo”, e, ou com a passar do tempo, algo mais…
É sobretudo um estado de espiro que nos torna irracionais aos olhos dos outros, que não vemos para além do que o nosso próprio olhar alcança. O irracional controla o nosso próprio racional. Mas como humanos que somos, não somos apenas racionais. Sentimos.
A paixão, será talvez uma das “drogas” mais poderosas que conhecemos, se em doses excessivas podem provocar a loucura, ou a insanidade, de quem sente intensamente. 

Mas voltemos ao Amor.

Afinal o que é o Amor? Ou como definiríamos as várias “formas de amar”?… Amor, ou amar alguém, creio que vai para lá da compreensão do próprio ser. Se a paixão considero um estado de espirito, que pode ser ou não momentâneo, já o Amor!
Quando é que podemos realmente dizer que amamos? Quando se é pai, mãe, irmão, familiar, amigo, nós não temos duvidas que amamos aquela pessoa de uma forma incondicional, está-nos no sangue, nos genes, no próprio ser. Faz parte de nós. Humanos.
O que faríamos por esse amor? Depende de pessoa para pessoa, de situação para situação, mas não tenho dúvidas que daríamos a volta ao mundo por esse amor, vezes e vezes sem conta. Em situações extremas, não trocaríamos de posição com essas mesmas pessoas, não trocaríamos a nossa “vida” por essas mesmas pessoas? Quantos pais, ou quantos filhos já não o desejaram?
Voltando ao amor, ao amor entre duas pessoas. Como se define este amor? Racional, irracional, estado de espirito. Quando sabemos que realmente amamos? Quando sabemos realmente que amamos a pessoa que “amamos sem querer”?
É porque partilhamos um mesmo olhar, um gesto, um mesmo sentimento, uma vida, quando sentimos saudades, quando….Não creio que haja uma definição concreta para este amor.
Cada qual sente de maneira diferente, todos somos diferentes, mas todos ambicionamos o amor. O que é amar? Como o definiria?
Amar, mais do que um estado de espirito, é um mesmo sentir, é um mesmo querer, é um mesmo desejar, é…Uma dança perfeita entre duas almas. Almas passadas, presentes. É equacionar o nosso mundo, equacionar… Presente, passado até o futuro.
É sair de nós, é pormo-nos na pele do outro. Sentir o seu sentir. Dor, tristeza, alegria, sorrir, chorar as suas lágrimas. É ter a ambição de sofrer, sabendo que traria felicidade a pessoa amada. Amor? Não haverá definição de amor. Mas sabemos que realmente amamos quando estivermos dispostos a dar a vida pela pessoa amada.